Política para Fornecedores

 

1. Objetivos da Política para Fornecedores
Esta Política estabelece os padrões e as expectativas globais sobre o nosso comportamento e de nossos fornecedores. A política inclui um conjunto de diretrizes que abrange

• O papel da Área de Compras na Teleperformance
• Os principais valores e princípios da Teleperformance;
• As expectativas da Teleperformance com nossos fornecedores; e
• As expectativas de nossa equipe de Compras.

A política foi escrita para assegurar que a maneira pela qual as compras são conduzidas seja transparente e compreendida por todos os principais interessados. A política define uma gama de expectativas relacionadas a como os negócios serão conduzidos entre a Teleperformance e nossos fornecedores. Essas práticas também alinham nossa empresa com as expectativas de nossos clientes, com a responsabilidade social e refletem as filosofias operacionais e os valores centrais da Teleperformance, estabelecendo um suporte inabalável à integridade em todas as atividades de compras.

Para a Teleperformance, trabalhar e agir eticamente em todas as áreas de nossos negócios são nossas principais prioridades e manter os altos padrões de honestidade, integridade e segurança que nossos colegas, acionistas, clientes, fornecedores e visitantes esperam de nossa empresa exige o compromisso constante de todos os funcionários.

A Teleperformance espera que seus funcionários e fornecedores entendam a “Política para Fornecedores” e operem de acordo com as diretrizes contidas neste documento, que é uma extensão natural de nosso Código de Ética e de nossas Políticas Anticorrupção.

2. A Área de Compras da Teleperformance
A Área de Compras da Teleperformance é uma organização da cadeia de suprimentos que agrega valor ao adquirir produtos e serviços de forma estratégica, por meio de processos de compras uniformes e confiáveis, e ao garantir que tais produtos ou serviços sejam entregues ou prestados às operações da Teleperformance. A Área de Compras apoia e promove os objetivos de saúde e segurança da Teleperformance e interage com os fornecedores de acordo com os princípios básicos de respeito e integridade.

A Área de Compras da Teleperformance é a principal operadora na cadeia de suprimentos recebidos para todas as operações da Teleperformance. Somos responsáveis ​​por assegurar que o produto ou serviço adequado seja entregue ou prestado no lugar e na hora certos, a preços justos de mercado. Com o apoio do Comitê Executivo da Teleperformance, as responsabilidades e os objetivos da Área de Compras são:

  • Assegurar que todos os compromissos com produtos e serviços sejam feitos apenas por pessoal apropriado por meio de sistemas e processos autorizados e gerenciados. 
  • Incorporar as necessidades operacionais, as especificações e os critérios de avaliação fornecidos por cada solicitante. 
  • Garantir a conformidade e a concorrência, aproveitando as sinergias do grupo.
  • Manter um canal de comunicação central para fornecedores que desejam fornecer produtos ou prestar serviços para a Teleperformance.

3. Missão da Área de Compras
A missão da Área de Compras é melhorar a posição financeira e competitiva da Teleperformance. O objetivo desta política é descrever os padrões e os processos da Área de Compras da Teleperformance, garantindo que os métodos de compras sejam transparentes e compreendidos por todas as partes interessadas e pelos fornecedores. Este documento estabelece as expectativas sobre como os negócios serão conduzidos entre a Teleperformance e os fornecedores.

4. Operações da Área de Compras
Para aumentar a eficiência e a eficácia do processo de cadeia de suprimentos recebidos, a Área de Compras coordenará as seguintes iniciativas:

4.1 Governança
Garantiremos que:

  •  Todos os compromissos com produtos e serviços são feitos somente através de sistemas e processos autorizados e de acordo com níveis de autoridade estabelecidos.
  •  Nosso comprometimento de recursos é autorizado e registrado de maneira consistente com as práticas comerciais e autoridades financeiras adequadas.
  •  Os fornecedores não serão contratados antes da autorização da forma apropriada de acordo comercial.

4.2 Busca por Produtos e Serviços
Vamos:

  •  Desenvolver estratégias apropriadas para compras de produtos ou serviços solicitados.
  •  Coordenar, com os usuários finais, a relação com possíveis fornecedores e negociar contratos de fornecimento quando não houver um acordo já existente; 
  •  Utilizar processos principais, incluindo:

- Compreender as necessidades e os resultados desejados pelos usuários finais; 
- Conduzir o processo de compras de produtos e serviços utilizando as especificações do usuário final e os critérios de avaliação, incluindo fornecedores locais e fatores relacionados a saúde, segurança e ao meio ambiente. 
- Desenvolver estratégias de compras para todos os projetos operacionais e de capital; 
- Utilizar Solicitações de Cotação (RFQ), Solicitações de Propostas (RFP), Solicitações de Informações (RFI) ou Ferramentas de Compras Eletrônicas, conforme aplicável; 
- Prover aos possíveis fornecedores os termos padrão do contrato; e  
- Gerenciar a interface comercial, incluindo gerenciamento, implementação e administração do contrato.

4.3. Compra de Produtos e Serviços
Vamos:

  •  Garantir que os níveis adequados de estoque de nossos itens mais solicitados sejam mantidos;
  •  Gerar pedidos e acompanhar a entrega do produto se um item estiver no estoque;
  •  Comprar o item e acompanhar a entrega do produto se um item não estiver no estoque;
  •  Gerenciar compras de baixo custo através de outros processos e procedimentos; e
  •  Manter todos os dados necessários para fornecer suporte às atividades da Área de Compras, incluindo informações sobre os fornecedores, preços e catálogos.

4.4. Entrega de Produtos e Serviços
Vamos:

  • Coordenar com os usuários finais o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de estoque e ativos;
  • Garantir a entrega de todos os produtos e serviços em tempo e de forma adequada.

4.5. Procedimentos de Controle
Vamos:

  • Medir e reportar o desempenho nas atividades de Busca, Compra e Entrega; e
  • Coordenar com a Auditoria Interna o desenvolvimento e a implementação de processos de controle apropriados.

5. Fazendo Negócios com Nossos Fornecedores
Fornecedores inovadores, seguros e efetivos são essenciais para o sucesso da Teleperformance. A expectativa da Teleperformance é participar de um mercado justo e competitivo e fornecer um processo justo de avaliação e seleção que seja aplicado de maneira consistente a todos os possíveis fornecedores.

5.1. Respondendo Licitações

  • A segurança e a qualidade dos produtos e serviços entregues e prestados são fundamentais para a Teleperformance. Portanto, a pré-qualificação dos fornecedores pode ser realizada antes que os fornecedores possam participar de um processo de licitação.
  • Normalmente, convidamos os fornecedores com potencial para atender às necessidades de nossos negócios para fazerem sua oferta.
  • Podemos solicitar que os prováveis ​​fornecedores participem das licitações usando um ou mais dos seguintes processos:

- Licitação on-line, incluindo leilões reversos ou lances fechados; e / ou 
- Negociação direta.

  •  Durante o processo de licitação, nos comprometemos em proteger a confidencialidade das informações do fornecedor e em garantir que um processo justo e consistente seja aplicado a todos os possíveis fornecedores. 
  •  A Área de Compras, com a coordenação adequada dos usuários finais, considerará muitos fatores ao analisar as ofertas dos fornecedores e decidirá qual lance, se houver, será aceito.
  •  Reconhecemos os fornecedores que priorizam a criação de valor e se comprometem com processos de melhoria.

5.2. Conduzindo Negócios

  •  Depois que a Teleperformance concede um negócio a um possível fornecedor e firma um contrato com este, os pedidos por produtos ou serviços serão iniciados por meio da emissão de pedidos de compra ou outros métodos de compra aprovados.
  •  Produtos ou serviços não devem ser fornecidos ou prestados à Teleperformance antes do recebimento de um pedido de compra válido ou outro método de compra aprovado.
  •  A Teleperformance reserva-se o direito de recusar o pagamento aos fornecedores, a menos que uma fatura válida e completa seja fornecida, incluindo uma referência ao pedido de compra aplicável ou ao método de compra aprovado.
  •  Espera-se que os fornecedores garantam que todos os produtos e serviços estejam de acordo com as especificações exigidas e sejam fornecidos ou prestados dentro do prazo e com os preços corretos.
  •  Espera-se que os fornecedores possam realizar negócios de maneira eletrônica, incluindo a automação do processo de compra e pagamento e a transmissão de ordens de compra e faturas.
  •  Espera-se que os fornecedores não façam qualquer anúncio público ou divulguem qualquer informação sobre o contrato para fornecer produtos ou prestar serviços à Teleperformance.
  •  Os fornecedores não podem usar o logotipo, as marcas registradas ou nome da Teleperformance.

6. Conduta da Teleperformance
Todos os funcionários e contratados da Teleperformance que trabalham nas funções de Busca, Compra e Entrega são obrigados a agir de acordo com as políticas, os procedimentos e os termos empregatícios da Teleperformance.

Além dos valores da Teleperformance e da dedicação ao sucesso dos nossos clientes, a equipe da Área de Compras está comprometida com o seguinte:

Cumprir com as Políticas e Leis da Teleperformance:

  •  A equipe é obrigada a cumprir com todas as políticas da Teleperformance.
  •  A equipe da Teleperformance é obrigada a garantir que todas as transações sejam realizadas de acordo com os procedimentos de controle interno.
  •  A equipe da Teleperformance é obrigada a manter altos níveis de integridade em todos os relacionamentos de negócios. Nunca devem solicitar ou aceitar subornos, presentes, entretenimento ou quaisquer outras contribuições ilegais impróprias ou outros pagamentos que;

- Sejam baseados na intenção ou assumam a aparência de conduta antiética ou comprometedora em relacionamentos, ações e comunicações.
- Entrem em conflito com os interesses legais da Teleperformance.
- Possam influenciar negativamente, ou parecer influenciar, nas decisões de gerenciamento de suprimentos.

  • Toda a equipe da Teleperformance deve obedecer a todas as leis aplicáveis.
  • A equipe é obrigada a agir de acordo com todas as políticas e leis no que diz respeito à privacidade e proteção de dados. Isso inclui o tratamento de todas as informações do fornecedor, incluindo preços, desenhos e know-how, com a mais estrita confidencialidade.
  • A Teleperformance proíbe o compartilhamento de informações comercialmente sensíveis com qualquer concorrente, incluindo listas de preços, elementos de preço, descontos, negociações de contratos, capacidade, produção, custos, estratégias comerciais, participação de mercado, clientes ou intenções de oferta.
  • Os funcionários estão proibidos de participar de qualquer prática comercial restritiva ou atividades de concorrência desleal.
  • Todos os funcionários da Teleperformance têm a obrigação de divulgar a Área de Compras todas as relações pessoais e familiares com possíveis ou atuais fornecedores.

Para maiores informações, entre em contato com csr@teleperformance.com e receba informações detalhadas sobre nosso Código de Ética, nossa Política Anticorrupção e nossa Política de Privacidade de Dados.

7. Conduta do Fornecedor
A Teleperformance adota uma abordagem disciplinada aos aspectos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades; e conduz seus negócios com integridade, honestidade e justiça.

A Teleperformance procura construir uma base de conformidade com as leis e os regulamentos locais, além dos padrões internacionais; e apoia a concorrência livre e justa, proíbe o suborno e procura evitar conflitos de interesse.

A Teleperformance valoriza os fornecedores que demonstram que operam de maneira consistente com os padrões e as políticas da Teleperformance; espera que seus parceiros comerciais mantenham altos padrões e estejam preparados para se retirar das relações comerciais com fornecedores que não atendam aos padrões mínimos de qualidade e não possam fornecer um plano para corrigir rapidamente as deficiências.

7.1. Pacto Global da ONU
De acordo com o Pacto Global das Nações Unidas*, os fornecedores da Teleperformance devem adotar e apoiar as seguintes diretrizes;

Direitos humanos
1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamadas internacionalmente; e 2) certificar-se de que não são cúmplices de abusos aos direitos humanos.

Trabalho
3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4) a eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório;
5) a efetiva abolição do trabalho infantil; e
6) a eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.

Meio Ambiente
7) As empresas são solicitadas a apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8) empreender iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9) incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção
10) As empresas devem trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

- A extensão de presentes e gratificações pessoais aos funcionários da Teleperformance que possa ser interpretada como busca por tratamento preferencial é expressamente proibida.

https://www.unglobalcompact.org/take-action/action

7.2. Integridade nos negócios

  •  A medição contínua da conduta aceitável do fornecedor exige que, no mínimo uma vez a cada 2 (dois) anos, os fornecedores que forneçam produtos ou prestem serviços com um valor anual excedente a 10 (dez) milhões de euros preencham e enviem o Questionário de Qualificação do Fornecedor do Grupo Teleperformance.
  •  Os fornecedores devem estar comprometidos com os mais altos padrões de conduta ética ao lidar com trabalhadores, fornecedores, clientes e autoridades governamentais e reguladoras.
  •  Os fornecedores apoiarão a concorrência justa com integridade e aderirão às leis, normas e aos regulamentos aplicáveis ​​em todos os foros onde fizerem negócios.
  • A remuneração e os benefícios devem ser competitivos e estar em conformidade com as leis locais aplicáveis, incluindo as relativas a salários mínimos, compensação de horas extras e benefícios legalmente obrigatórios.
  • O horário de trabalho, incluindo horas extras, deve estar em conformidade com as leis locais aplicáveis ​​que regulam as horas de trabalho.
  • Os fornecedores devem estar comprometidos em proteger a confidencialidade de todas as informações da Teleperformance, seja em formato eletrônico, oral, impresso, escrito ou outras formas tangíveis ou intangíveis, que podem incluir, mas não estão limitadas a informações financeiras, planos de negócios, listas de clientes, planos de marketing ou vendas, preços ou estratégias de preços, propostas de clientes, técnicas operacionais, métodos de operação, planos estratégicos, descobertas, ideias, conceitos, know-how, software, técnicas, designs, especificações, desenhos, esquemas, traçados, diagramas, modelos , amostras, fluxogramas, dados, programas de computador, discos, disquetes, fitas e outras informações técnicas, legais ou comerciais.
  • Os fornecedores proibirão o compartilhamento ou a troca de qualquer preço, custo ou outras informações competitivas e proibirão qualquer conduta de conluio com; (i) qualquer fornecedor terceirizado em relação a qualquer contrato proposto, pendente ou atual; e (ii) qualquer concorrente da Teleperformance. 
  • O Fornecedor e seus funcionários têm a obrigação de divulgar à Área de Compras todas as relações pessoais e familiares com funcionários ou prestadores de serviço da Teleperformance sejam eles atuais ou antigos.

7.3. Conflito de interesses

  • Os fornecedores são obrigados a respeitar e proteger os direitos de propriedade intelectual da Teleperformance. Qualquer propriedade intelectual provida a um fornecedor durante a realização dos negócios só pode ser usada para o propósito pretendido.
  • Os fornecedores são obrigados a armazenar e manter qualquer propriedade intelectual da Teleperformance de forma segura e sigilosa e não a disponibilizar a terceiros, incluindo subcontratados, sem o consentimento expresso por escrito da Teleperformance.
  • Os fornecedores são responsáveis ​​por garantir a conformidade com as leis aplicáveis ​​relativas à importação, exportação, requisitos alfandegários, regulamentos, regras e controles do fornecimento de mercadorias à Teleperformance.
  • Os fornecedores são responsáveis ​​por garantir que qualquer documentação ou fatura fornecida à Teleperformance ou a qualquer autoridade relevante seja precisa e verdadeira.

8. A Teleperformance e a Interação com Fornecedores
Fornecedores inovadores, seguros e eficientes são essenciais para o sucesso da Teleperformance. A Teleperformance espera participar de um mercado justo e competitivo e fornecer um processo justo de avaliação e seleção que seja aplicado de maneira consistente a todos os possíveis fornecedores.

8.1. Seleção de Fornecedores

  • A Área de Compras convida os fornecedores que têm o potencial de atender às necessidades do negócio a fazerem sua oferta.
  • A qualidade dos produtos e serviços realizados é fundamental para a Teleperformance; portanto, a pré-qualificação de fornecedores pode ser realizada antes que os fornecedores possam participar de um processo de licitação.
  • Pode-se solicitar que possíveis fornecedores participem dos processos de licitação usando qualquer um dos itens a seguir, ou uma combinação de itens; (i) solicitação tradicional de informações, cotação ou proposta; (ii) licitação online, incluindo leilões reversos ou licitações fechadas; (iii) negociação direta. No caso de a Teleperformance contratar fornecedores em qualquer um dos processos de compras supracitados, esta reserva-se o direito de conceder um negócio, vários negócios ou nenhum negócio, e poderá cancelar tal processo a qualquer momento, na defesa de seus interesses.
  • Durante o processo de compras, a Teleperformance está comprometida em proteger a confidencialidade das informações do fornecedor e em assegurar que um processo justo e consistente seja aplicado a todos os possíveis fornecedores.
  • A Área de Compras, com coordenação adequada junto a seus clientes e / ou usuários finais, considerará muitos fatores ao analisar propostas de fornecedores e decidirá qual oferta, se houver, será aceita.
  • A Teleperformance está comprometida em identificar e estabelecer relações comerciais efetivas e positivas com fornecedores diversos. Esse compromisso é apoiado pelo compromisso de implementar e manter um processo que promova a contratação, a educação e a orientação de uma base de fornecimento diversificada.
  • O setor de compras também reconhece e busca fornecedores que trabalhem ativamente em oportunidades para criação de valor e se comprometam com processos de melhoria.
  • Os fornecedores não serão contratados antes da autorização de um contrato comercial que esteja de acordo com os procedimentos operacionais da Área de Compras.
  • Todos os compromissos de produtos e serviços devem ser feitos por pessoal autorizado da Teleperformance, através de sistemas e processos autorizados pela Área de Compras.
  • Em um esforço para manter um ambiente competitivo, todas as mercadorias, categorias e os fornecedores estão sujeitos às oportunidades para ofertas e/ou licitações formais.

8.2. Conduzindo negócios:

  • Depois que a Teleperformance conceder um negócio a um possível fornecedor e firmar um contrato com este, os pedidos por produtos são serviços serão iniciados por meio da emissão de pedidos de compra.
  • Produtos ou serviços não devem ser fornecidos ou prestados à Teleperformance antes do recebimento de um pedido de compra válido ou outro método de compra aprovado.
  • A Teleperformance reserva-se o direito de recusar o pagamento aos fornecedores, a menos que uma fatura válida e completa seja fornecida, incluindo uma referência ao pedido de compra aplicável.
  • Espera-se que os fornecedores garantam que todos os produtos e serviços estejam de acordo com as especificações exigidas e sejam fornecidos dentro do prazo e com os preços corretos.
  • Espera-se que os fornecedores possam conduzir os negócios de maneira eletrônica, incluindo a automação do processo de compra e pagamento, a transmissão de ordens de compra e faturas, bem como os requisitos de relatórios contínuos.
  • Espera-se que os fornecedores não façam anúncios públicos ou divulguem qualquer informação sobre o contrato para fornecer produtos ou prestar serviços à Teleperformance.
  • Os fornecedores não podem usar o logotipo, as marcas comerciais ou o nome da Teleperformance de nenhuma maneira pública sem o consentimento prévio por escrito da empresa.
  • Os fornecedores são obrigados a conduzir seus negócios de maneira profissional e representarem os objetivos de negócios da Teleperformance, incluindo, mas não se limitando a; assegurar o comportamento ético, reduzir custos, aumentar o valor, reduzir desperdícios, aumentar a eficiência operacional e energética.
  • Os fornecedores devem possuir uma equipe capacitada e competente.
  • Os fornecedores são obrigados a manter sistemas de garantia de qualidade apropriados.
  • Os fornecedores devem garantir a pontualidade e a precisão de todos os dados e todas as informações reportados à Teleperformance.

A Teleperformance reserva-se o direito de recusar o acesso dos funcionários do fornecedor a sistemas, instalações ou locais da Teleperformance. Quaisquer dúvidas ou preocupações em relação ao conteúdo deste documento devem ser direcionados para: Purchasing@Teleperformance.com.

9. Comitê de RSE
É responsabilidade do Comitê de RSC desenvolver e disseminar políticas relevantes, responder perguntas, analisar e impedir qualquer possível violação deste Código e dar instruções para implementar medidas ativas para maximizar a conformidade.

O Comitê de RSC pode ser contatado pelo e-mail csr@teleperformance.com.

AVISO LEGAL
As políticas e os procedimentos aqui contidos são um guia; eles não têm a intenção de criar qualquer obrigação ou direito contratual. A Teleperformance reserva-se o direito de interpretar suas políticas e de alterar seus procedimentos quando isso for apropriado, podendo, a seu exclusivo critério, alterar, abrir exceções ou descontinuar qualquer das disposições deste documento a qualquer momento, sem aviso prévio.

 

Compartilhar