Política de Saúde e Segurança

 

1. Introdução e objetivos

 

A Saúde e Segurança (“H&S”) no local de trabalho têm por objetivo reduzir o risco de danos dos nossos colaboradores causados pelas atividades profissionais, e, minimizar os problemas de saúde relacionados com o trabalho, através da promoção de um ambiente de trabalho seguro.

 

O objetivo desta política consiste em estabelecer a forma como a Teleperformance gere a H&S no local de trabalho e as responsabilidades de gestão de H&S, definindo quem faz o quê, quando e como. A política é aplicável a todas as pessoas que entrem nas nossas instalações, incluindo colaboradores, fornecedores e visitantes.

 

Os nossos colaboradores passam uma parte substancial do seu tempo e energia no local de trabalho. Por conseguinte, a Teleperformance desempenha um papel crucial na melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos seus colaboradores, não só como entidade empregadora mas também como defensora da saúde na sociedade.

 

Neste contexto, a Teleperformance promove a literacia da saúde como “a capacidade de tomar boas decisões relacionadas com a saúde no contexto da vida quotidiana – em casa, na comunidade e no local de trabalho”.

 

2. Declaração de Política Geral

 

Prevalência da legislação local sobre saúde e segurança nos casos em que seja mais rigorosa do que as normas da Teleperformance,

 

 

Proporcionar um controlo adequado dos riscos de saúde e segurança relacionados com as atividades no local de trabalho,

 

Consultar os nossos colaboradores sobre as questões que afetam a sua saúde e segurança,

 

Proporcionar e manter equipamentos e locais de trabalho seguros,

 

Garantir uma manipulação e utilização segura de substâncias,

 

 

n  Fornecer informações, instruções e supervisão aos colaboradores no âmbito da saúde e segurança,

 

n  Garantir que todos os colaboradores possuem as competências necessárias para desempenhar as suas funções e proporcionar-lhes a formação e os recursos adequados,

 

n  Ajudar a reduzir os acidentes e as doenças relacionados com o trabalho,

 

n  Manter condições de trabalho seguras e saudáveis, e,

 

n  Rever regularmente esta política e o quadro das responsabilidades, consoante necessário, com periodicidade mínima anual ou sempre que ocorram alterações significativas nas atividades.

 

3. Responsabilidades

 

3.1 Responsabilidades da Teleperformance

 

Na qualidade de entidade patronal, a Teleperformance é responsável pela saúde e segurança de todos os seus colaboradores.

 

A responsabilidade global pela implementação desta política cabe ao Diretor-geral do Grupo (CEO do Grupo). Cada diretor nacional é responsável, no seu país, pela implementação desta política no âmbito da sua esfera de controlo.

 

A responsabilidade diária por garantir a aplicação desta política pode ser delegada num gestor devidamente qualificado e experiente (o “H&S SME”). Se uma empresa possuir várias localizações, é importante especificar quem é responsável por cada localização.

 

Cada empresa nomeia uma Comissão de H&S e/ou equipa para avaliar os riscos de saúde e segurança e faz recomendações para mitigar esses riscos. A Comissão de H&S deve incluir um representante da equipa de administração sénior (isto é, CEO, CFO, EVPO, CHRO, CIO).

 

3.2 Responsabilidades dos colaboradores

 

É dever de cada trabalhador ter um cuidado razoável com a sua saúde e segurança, e, com a de outras pessoas que possam ser afetadas pelos seus atos ou omissões. Estes deveres incluem:

 

n  Cooperar com os gestores de primeira linha e outros gestores de departamentos para assegurar a manutenção de práticas laborais seguras e saudáveis

 

n  Comunicar prontamente à gestão (ou ao cliente quando esteja a trabalhar nas instalações deste) qualquer problema relacionado com a saúde e segurança

 

n  Agir de forma responsável (incluindo a leitura de informações e a frequência de formações) e abster-se de comportamentos inseguros no local de trabalho.

 

  1. 4.               Âmbito

 

4.1 Instalações da Teleperformance

 

O âmbito desta política limita-se às instalações da Teleperformance, quer sejam alugadas, próprias, partilhadas ou dedicadas.

 

4.2 Instalações do Cliente

 

A Teleperformance possui várias operações em que os seus colaboradores trabalham nas instalações do cliente. A política de H&S da Teleperformance aplica-se aos nossos colaboradores, mas a política de H&S do cliente tem precedência nas instalações deste. O gestor competente deverá garantir a existência de uma política e de procedimentos locais adequados. Nos casos em que o cliente não tenha uma Política de H&S específica, deverá, no mínimo, satisfazer os requisitos da Política de H&S da Teleperformance.

 

5. Riscos de saúde e segurança decorrentes das nossas atividades

 

5.1 Inspeções mensais de H&S

 

Serão realizadas inspeções mensais pelo H&S SME. Após a inspeção, o H&S SME reúne com a Comissão de H&S para analisar e determinar as medidas corretivas a adotar.

 

Compete à Comissão de H&S verificar a implementação dessas medidas.

 

5.2 Avaliações de riscos genéricos

 

As avaliações de riscos genéricos põem em evidência os perigos habitualmente identificados (isto é, situações com o potencial de causar danos) e as medidas de controlo/precauções (isto é, formas de reduzir a probabilidade de ocorrência desses danos) relacionadas com as localizações, os eventos ou as atividades gerais.

 

As avaliações de riscos genéricos serão realizadas pelas pessoas (“H&S SME”) a quem foi delegada a responsabilidade diária, devendo ser revistas anualmente ou quando se registe uma alteração das atividades, consoante o que ocorrer primeiro; por exemplo, no caso de uma renovação da localização ou de uma nova atividade.

 

5.3 Avaliações de riscos específicos

 

As avaliações de riscos específicos serão realizadas pela gestão de linha dos departamentos, sempre que se verifique uma alteração numa atividade, devendo ser revistas anualmente ou quando se registe uma alteração das atividades, consoante o que ocorrer primeiro.

 

5.4 Comunicação das avaliações de riscos

 

Os resultados das avaliações de riscos serão comunicados à Comissão e/ou equipa de H&S, à qual cabe a responsabilidade de assegurar a execução das avaliações de risco e das ações necessárias. Se um risco for considerado significativo, a equipa de Gestão Executiva deverá ser informada e terão de ser tomadas medidas corretivas com a maior brevidade possível. O avaliador de riscos é responsável por comprovar que as medidas tomadas suprimiram/reduziram os riscos.

 

  1. 6.                    Consulta a colaboradores

 

A Teleperformance consultará todos os colaboradores relativamente a questões de H&S que os afetem, o que será feito diretamente ou através de uma comissão eleita (função voluntária), isto é, Fórum de H&S ou de Colaboradores.

As consultas podem ser realizadas através de fóruns, grupos de reflexão, Intranet, canais de correio eletrónico ou qualquer outro canal de comunicações do Grupo.

 

  1. 7.                    Instalações e equipamentos seguros

 

A Teleperformance assegurará que todos os equipamentos e máquinas que requeiram manutenção (geradores, equipamento elétrico, sistemas de ar condicionado) são identificados, que a manutenção é realizada e que qualquer equipamento novo ou usado cumpre as normas de higiene e segurança atuais , antes de ser comprado, e, é adequado para ao fim a que se destina.

 

  1. 8.                    Manipulação e utilização segura de substâncias

 

A Teleperformance assegurará que todas as substâncias perigosas são identificadas e controladas de modo a reduzir ou suprimir os riscos.

 

  1. 9.                    Informações, instruções e supervisão

 

A Teleperformance assegurará que todas as informações relevantes sobre saúde e segurança estão disponíveis para todos os colaboradores através dos canais de comunicações do grupo e de cartazes, faixas e folhetos.

O Diretor Nacional deve garantir que todos os colaboradores têm acesso a aconselhamento sobre Saúde e Segurança junto do departamento relevante; por exemplo, diretor das instalações locais ou departamento de Recursos Humanos.

O Diretor Nacional deve garantir que as informações sobre Saúde e Segurança estão disponíveis para os colaboradores que trabalhem em localizações sob o controlo de outros empregadores (clientes) e são fornecidas pelo Diretor de Negócio / Conta relevante.

 

 

  1. 10.              Formação

 

Todos os colaboradores devem receber formação inicial sobre saúde e segurança (proporcionada pelo departamento de formação) quando começam a trabalhar, formação essa que deverá abranger noções básicas como, por exemplo, procedimentos de emergência e primeiros socorros.

Também deverá ser ministrada formação específica sobre Saúde e segurança (pela unidade de negócio). Toda a formação deve ser documentada e aprovada pelo pessoal para confirmar a compreensão. Devem ser realizadas periodicamente ações de reciclagem.

 

  1. 11.                  Acidentes, primeiros socorros e problemas de saúde relacionados com o trabalho Teleperformance assegurará a administração adequada de primeiros socorros aos colaboradores e visitantes.

Serão nomeados prestadores de primeiros socorros em cada localização. Todas as informações dos prestadores de primeiros socorros formados são publicadas nos quadros de anúncios.

As caixas de primeiros socorros encontram-se em vários locais das instalações e devem ser verificadas para confirmar que estão sempre completas.

Serão realizadas avaliações de riscos para identificar os locais onde é necessária uma vigilância específica da saúde (isto é, no turno da noite).

 

  1. 12.                   Procedimentos de emergência e evacuação

 

A empresa assegurará a existência de procedimentos estabelecidos para fazer face às principais emergências identificadas, devidamente documentados, que deverão, no mínimo, especificar a frequência com a qual os mesmos são testados e verificados e por quem; por exemplo, procedimentos de evacuação em caso de emergência.

 

  1. 13.                   Stress

 

A Teleperformance reconhece que o stress no local de trabalho pode constituir um problema de saúde e segurança, bem como a importância de identificar e reduzir os fatores de stress no local de trabalho.

 

  1. 14.                   Relatório de acidentes, incidentes e quase-acidentes

 

A empresa assegurará a existência de um sistema eficaz de monitorização, comunicação, registo e investigação de todos os acidentes, incidentes, quase-acidentes e problemas de saúde, incluindo incidentes relacionados com o stress, sendo publicado um relatório anual.

 

  1. 15.    Relatório anual de H&S

 

Cada subsidiária deverá publicar um relatório anual e enviá-lo ao CEO do Grupo, que o analisará para determinar as capacidades de H&S da Teleperformance. 

16. Ferramentas e modelos

Checklist de verificação mensal de inspeção do site: exemplos da Teleperformance Reino Unido (1a) e Teleperformance Estados Unidos (1b),

Relatório de simulação de incêndio (procedimentos de emergência e evacuação): exemplos da Teleperformance Reino Unido (2a e 2b),

Formulários de acidente e incidente: exemplo da Teleperformance Reino Unido (3a) e Teleperformance Estados Unidos (3b), e exemplo de Relatório mensal de acidentes, incidentes e quase-acidentes da Teleperformance Reino Unido (3C),

Modelo de reunião da Comissão de H&S: exemplo do Reino Unido (4a) e dos Estados Unidos (4b),

Substâncias perigosas (por produto): exemplo da Teleperformance Reino Unido (5a) e Teleperformance Estados Unidos (5b) a preencher pelo pessoal de limpeza contratado ou por pessoas que utilizem substâncias,

Modelo de avaliação de riscos genéricos: exemplo da Teleperformance Reino Unido (6),

Auditoria anual de H&S: exemplo da Teleperformance Reino Unido (7),

Relatório anual de H&S: exemplo do Reino Unido (8),

Descrição sumária da formação inicial de H&S de alto nível (9),

Prevenção de stress – ref programa Passion4U,

Observância global e local da Política OHS da Teleperformance, através de procedimentos e controlos de H&S na política TP,

Cabe à Comissão de CSR a responsabilidade de desenvolver e divulgar as políticas relevantes, responder a questões, analisar e pôr termo a qualquer violação potencial desta política e dar instruções no sentido de implementar medidas ativas para maximização da conformidade.

 

A Comissão de CSR pode ser contactada através do endereço de correio eletrónico csr@teleperformance.com.

 

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